Ter um bom roteiro e conhecimento de algumas dicas pode te deixar mais preparado para os passeios aqui em Curitiba com sua família. E entender a cidade, o que fazer, o que evitar, e o que esperar… fazem total diferença na sua viagem.
Diria que Curitiba é um pedacinho da Europa. Afinal, ela tem traços europeus devido à imigração que ocorreu no século XIX. Alemães, polacos, ucranianos e italianos se instalaram na cidade e instauraram práticas comuns do seu quotidiano que resultaram até aos dias de hoje numa imensa diversidade cultural. Inclusive, segundo relatos, um dos motivos de escolherem Curitiba é pelo clima, temperaturas mais próximas do que estavam acostumados.
Falando em temperatura… Curitiba é muito conhecida por ter as quatro estações em um único dia, então esteja preparado que em algum momento do dia pode chover- as vezes brevemente, mas também vai ter sol, nublado ou até um sol com chuva hehe. Esteja atento a previsão do tempo para a semana da sua viagem. E caso venha no inverno, se prepare para muito frio!
Você vai encontrar uma cidade sustentável, limpa, com bastante área verde, parques e inovações urbanísticas. Como Curitibana que vos escreve, digo que isso não é marketing de turismo para minha cidade. Sou sincera quanto minhas observações e realmente ouso dizer que Curitiba é uma das melhores cidades do Brasil- mas digo isso com respeito a história de todas as outras. E claro, estamos falando de uma capital, qualidade de vida e benefícios. Mas como turismo ela vai te entregar coisas de capital, ou seja, não espere por pontos turísticos paradisíacos. Venha com a mente para conhecer um pouco mais do sul, da cultura, da gastronomia, das arquiteturas, parques e respirar área verde.
Embora tenhamos excelentes modelos de transporte público, passear com bebês e crianças pode não ser uma tarefa tão fácil e pode vir a gerar um certo “perrengue” na sua viagem, principalmente dependendo da localização em que você estiver. Opte pelo aluguel de carro ou até mesmo taxi ou outros aplicativos. Ah, e lembre-se do equipamento de retenção de uso obrigatório no veículo! Alugamos aqui na Baby Share, então faça sua reserva antecipadamente e não se preocupe mais com isso.
Acredito que em um final de semana (sexta a domingo) já da para escolher algumas atividades que irei listar abaixo, e conhecer bem Curitiba! Mas, se quiser uma viagem mais calma, sem pressa e com descansos, talvez uns 5 dias sejam suficientes.
Evitem sair nos horários de pico, principalmente sexta-feira final da tarde em regiões como centro, bigorrilho e avenidas principais. Esquematize-se com os horários, só se organizar com a logística- afinal, perder muito tempo no trânsito é muito ruim. Saia antes ou, opte por um compromisso mais perto de onde estiver hospedado, sem atravessar muito a cidade de carro nesses horários.
Se resolver passear na famosa rua XV de novembro, evite responder todo mundo que para para falar com você te oferecendo algo- senão, eles saem andando com você e acabam sendo muito insistentes. Apenas siga e não pare responder.
Sobre as atividades para fazer em Curitiba com seus filhos, poderia mencionar inúmeros pontos turísticos mas, irei focar na seleção dos que você não pode deixar de conhecer na primeira vinda. Segue abaixo:
Se você estiver vindo à Curitiba no outono, tire lindas fotos de família na Rua do Outono. É uma rua longa e linda. Só cuidado com os ônibus.
Passando a Rua do Outono, você poderia se direcionar para o Parque Barigui. Um dos, ou o mais famoso de Curitiba. Com muitas capivaras lindas para seus filhos observarem.
Estando nesses locais, você pode parar para almoçar no famoso bairro Santa Felicidade no restaurante Madalosso com espaço kids ou, um almoço breve na Mercadoteca no bairro Mossunguê, também com espaço kids.
Ainda por essas regiões acima, recomendo uma foto e quem sabe até uma oração no Santuário Tabor Magnificat. Logo atrás do santuário, mais ao fundo, tem também um parquinho para as crianças, mas nesse caso, simples e gratuito.
Ou também, o Bosque Gomm no Batel, pequeno, muito lindo e com brinquedos novos. Fica bem na frente da parte de trás do shopping Pátio Batel e também gratuito.
Mas se você estiver querendo ir para outro shopping, o Jockey Plaza se estiver no seu caminho, é um shopping que as famílias gostam bastante.
E num outro dia, que tal um piquenique no Museu Oscar Niemeyer? Tem uma área verde incrível e muitas famílias e amigos se encontram e ficam sentados lá. E muitas vezes com seus pets! Para acessar a área verde não precisa pagar.
Para um domingo, recomendo um lugar bem específico próximo de Curitiba, mas precisamente na região metropolitana. A Fazendinha Vereda em Almirante Tamandaré, excelente almoço e muitos animais para as crianças interagirem.
De primeiro momento pensaria nessas atividades acima como as que se eu pudesse indicar para alguém ir primeiro, indicaria essas. Por isso aproveitei a oportunidade e escrever aqui no blog e tentar ajudar na sua viagem aqui para Curitiba.
Abaixo vou colocar outras atividades caso queira substituir ou somar ao seu roteiro mas, essas vou mencionar brevemente apenas com nomes:
Jardim Botânico, parque Tanguá, Ópera de arame, Museu do Expedicionário, Parque Tingui, Bosque Reinhard Maack, Zoologico, Praça da Ucrânia, feirinha do Largo e muito mais!